A vida é como uma estrada. Há estradas longas e curtas; estradas lisas e rochosas; caminhos tortuosos e em linha reta. Na nossa vida muitas estradas viriam nossa maneira como nós jornada pela vida. Há estradas que levam a uma vida de bem-aventurança único, casamento e vocação religiosa. Há também estradas que levam a fama e fortuna por um lado, ou de isolamento e pobreza, por outro. Existem caminhos para a felicidade, pois há estradas para tristeza, estradas para a vitória e júbilo, e estradas que levam à derrota e decepção.
Tal como em qualquer estrada, há cantos, desvios e encruzilhadas da vida. Talvez o caminho mais desconcertante que você iria encontrar é uma encruzilhada. Com quatro estradas para escolher e com conhecimento limitado sobre onde eles iriam, que caminho você vai tomar? Qual é a garantia que nós escolher o caminho certo ao longo do caminho? Você tomaria qualquer estrada, ou apenas ficar onde está: em frente a uma encruzilhada?
Não há garantias.
Você realmente não sabe onde a estrada vai levar você até levá-lo. Não há garantias. Esta é uma das coisas mais importantes que você precisa para realizar sobre a vida. Ninguém disse que a escolha de fazer a coisa certa o tempo todo sempre levá-lo para a felicidade. Não amar alguém com todo seu coração não garante que ele seria devolvido. Ganhando fama e fortuna não garante felicidade. Aceitando uma boa palavra de um influente superior ao cortar sua viagem curta até a carreira nem sempre é ruim, especialmente se você é altamente qualificado e competente. Há muitos resultados possíveis, o que você realmente não pode controlar. A única coisa que você tem é o poder sobre as decisões que você vai fazer, e como você iria agir e reagir a situações diferentes.
Decisões erradas estão sempre em retrospecto.
Se tivesse sabido que você estava fazendo uma decisão errada, você teria ido junto com ele? Talvez não, por que você iria escolher um caminho certo quando você sabe que ele iria ficar você perdeu? Por que fazer uma determinada decisão, se você sabia desde o início que não é o caminho certo. É só depois de ter tomado uma decisão e refletiu sobre isso que você percebe a sua solidez. Se as conseqüências ou resultados são bons para você, então você decidiu corretamente. Caso contrário, sua decisão foi errada.
Assumir o risco: decidir.
Como a vida não oferece nenhuma garantia e você nunca sabe que sua decisão seria errado até que você tiver feito isso, então você pode muito bem assumir o risco e decidir. É definitivamente melhor do que manter-se no limbo. Embora seja verdade que uma curva errada poderia fazê-lo perdido, ele também poderia ser que essa sua vez, poderia ser uma oportunidade para uma aventura, aliás abertas mais estradas. É tudo uma questão de perspectiva. Você tem a escolha entre ser um viajante perdido ou um turista acidental de vida. Mas tome cuidado que você não tomar decisões ao acaso. Correr riscos não é sobre ser descuidado e estúpido. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a escolher a melhor opção diante da encruzilhada da vida:
· Obter o maior número de informações possível sobre a sua situação.
Você não pode encontrar a confiança para decidir quando você sabe tão pouco sobre o que você se depara com. Assim como qualquer repórter, pergunte a 5 W: o quê, quem, quando, onde e por quê. Qual é a situação? Quem são as pessoas envolvidas? Quando isso aconteceu? Onde está esse líder? Por que você está nesta situação? Estas são apenas algumas das possíveis perguntas a fazer para saber mais sobre a sua situação. Isto é importante. Muitas vezes, a razão para a indecisão é a falta de informações sobre a situação.
· Identificar e criar opções.
Quais as opções que a situação lhe dar? Às vezes, as opções são poucas, mas às vezes eles são numerosos. Mas o que você faz quando você pensa que a situação não oferece opções? Este é o momento que você criar o seu próprio. Faça o seu trabalho mente criativa. Desde o mais simples ao mais complicado, entreter todas as idéias. Não atire nada para baixo quando uma idéia vem à sua cabeça. Às vezes a idéia mais ultrajante pode vir a ser o caminho certo no final. Você pode pedir a um amigo para ajudá-lo a identificar as opções e até mesmo fazer mais opções, se você encontrar alguma dificuldade, mas certifique-se de que você tomar a decisão sozinho no final.
· Pese os prós e contras de cada opção.
Avalie cada opção de olhar para as vantagens e desvantagens que lhe oferece. Desta forma, você ter mais clareza sobre as conseqüências de tal opção.
· Confie em si mesmo e tomar essa decisão.
Agora que você já avaliou suas opções, agora é hora de confiar em si mesmo. Lembre-se que não há garantias e decisões erradas são sempre no retrospecto. Então escolha ... decidir ... acredito que você está escolhendo a melhor opção neste momento no tempo.
Agora que você já tomou uma decisão, estar pronto para enfrentar suas conseqüências: bom e ruim. Pode levá-lo para um lugar de promessa ou a uma terra de problemas. Mas o importante é que você escolheu para viver a sua vida, em vez de continuar a ser um espectador ou de uma audiência passiva para sua própria vida. Se é a decisão certa ou não, só o tempo poderá dizer. Mas não me arrependo, independentemente do resultado. Em vez disso, aprender com ele e lembre-se que você sempre tem a chance de tomar melhores decisões no futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário